terça-feira, 18 de maio de 2010

OS ALIMENTOS


O principal objetivo do alimento é fornecer energia necessária para manter as funções corporais em repouso e durante às várias formas de atividade física. Além de seu papel como combustível biológicos, os nutrientes, denominados macronutrientes representado pelo carboidrato, a gordura e a proteína, desempenham papéis importantes na manutenção da integridade estrutural e funcional do organismo.






CARBOIDRATO: São compostos orgânicos formados por carbono e água (glicose).

PAPEL DO CARBOIDRATO NO ORGANISMO
1- Fornecimento de energia.A principal função dos carboidratos consiste em funcionar como combustível energético, particularmente durante o exercício.A ingestão diária de carboidratos deve ser suficiente para manter as reservas corporais de glicogênio (forma pela qual o carboidrato é armazenado no organismo), que são relativamente limitadas.POR ISSO, DEVE-SE SEMPRE INGERIR CARBOIDRATO.

Por outro lado, uma vez alcançada a capacidade da célula para armazenar glicogênio, os açúcares em excesso são transformado em gordura e armazenado nesta forma. Essa ação ajuda a explicar como o conteúdo corporal de gordura pode aumentar, quando são consumidas quantidades excessivas de carboidrato, mesmo quando a dieta é pobre em gorduras. Normalmente os carboidratos são usados em 50% da energia diária de um organismo.
2- Preservação das proteínas
As proteínas desempenham um papel fundamental na manutenção, reparo e crescimento dos tecidos. Entretanto, as reservas de glicogênio podem ser reduzidas por jejum prolongado, dietas pobres em carboidratos, assim como em exercício extenuante. Então, quando caem bastante os níveis de glicogênio, o nosso organismo para compensar essa perda se utiliza de outra via metabólica, ou seja, para sintetizar utiliza a proteína,ou a molécula de glicerol da gordura para metabolizar e transformá-la em carboidrato. Mas isso, leva a uma redução temporária nas reservas de proteína muscular, ou em condições extremas, leva há uma redução significativa na massa muscular.POR ISSO, NÃO SE DEVE FAZER DIETAS DE RESTRIÇÃO AO CARBOIDRATO, PRINCIPALMENTE DURANTE O TREINO DE MUSCULAÇÃO, POIS SERÁ MAIS DIFÍCIL O GANHO DE MASSA MUSCULAR.

3-Ativador metabólico:Quando realizamos exercícios, o carboidrato facilita o metabolismo da gordura.

4-Combustível para o Sistema Nervoso Central:Em condições normais o cérebro utiliza a glicose sanguínea, quase que exclusivamente como fonte de energia. Os sintomas de uma redução moderada na glicose sanguínea (hipoglicemia) incluem sensação de fraqueza, fome , vertigem e tremores. Essa condição prejudica o desempenho físico.Os carboidratos são armazenado no organismo como glicogênio muscular e hepático (rins e fígado), mas ela não é armazenada no nosso organismo em grandes quantidades, por isso deve sempre estar sendo reposto.Para saber a Ingestão diária mais adequada , o ideal é consultar um especialista.

FONTE DE CARBOIDRATO: FRUTAS, VEGETAIS, BATATA, GRÃOS, PÃO, MASSAS E CEREAIS.

PROTEÍNAS: A proteína é formada pela união de aminoácidos.PAPEL DAS PROTEÍNAS NO ORGANISMO
1- Formação de todos os tecidos corporais. Exemplo: tecido muscular, principalmente como resposta ao estímulo produzido pelo treinamento de força.
2- Reposição das perdas diárias através das diversas vias: urina, fezes, pele, cabelos, outras vias.
3- Formação de tecido durante a gravidez
4- Formação de enzima, hemoglobina, albumina, queratina, colágeno.
5- Defesa: anticorpos
6- Síntese de alguns hormônios.
*Necessidade diária de Proteína.
Dieta normal: 0,8 a 1 grama por Kg do peso corporal, Dieta atleta: 1,5 a 2 gramas por Kg do peso corporal.
FONTE DE PROTEÍNAS:OVO, CARNES, AVES, PEIXES, LEITE E DERIVADOS, FEIJÃO, SOJA etc.
Mais uma vez, obrigada Lene por sua colaboração em nosso blog... doces beijinhos!

Um comentário:

  1. Bom Dia Meninas!!
    Fontes de Informações assim são valiosas, ajudam para que tenhamos uma alimentação equilibrada evitando assim muitas doenças.

    Parabéns pelo post.

    2000 Beijokinhas rsrsr

    ResponderExcluir