quinta-feira, 8 de abril de 2010

PAMONHA CAIPIRA e CURAU DE MILHO

Espigas de milho
Água o suficiente para bater os grãos
Açúcar à gosto
Palhas de milho para as pamonhas.







Debulhar ou ralar as espigas de milho e bater com pouca água no liquidificador , água sufuciente para que bata bem os grãos e conserve o amido do milho que isso vai dar consistência à pamonha.

Adoçar à gosto e misturar bem. Se quiser fazer a pamonha caipira coloca tudo batido ou se quiser fazer a comum deve-se coar em um pano bem limpo e usar o caldo.

Fazer saquinhos com a palha bem limpa [+ou- 15 cm de altura por 10 cm de largura].

Meu vizinho costurava à máquina no formato de uma bolsinha reta em um dos lados e arredonada no outro. Colocar o líquido de milho com água e açúçar batido dentro dos saquinhos feitos com a palha e amarrar com um cordãzinho feito com a própria palha.

Cozinhar em uma panela com água fervente cobrindo as pamonhas por cerca de 1 hora.[Colocar em pé um saquinho ao lado do outro na panela].







> > Para fazer o CURAU DE MILHO é quase da mesma maneira que a pamonha,



> > Debrulha o milho ou rala e bate com pouca água.


Adoça à gosto e coa em pano fino, põe o caldo cozinhar em uma panela mexendo sem para até que perceba que está cozido e encorpado. Colocar em uma forma ou refratário até esfriar e cortar em cubos. Fica uma gostosura, bem geladinho é uma Delíciaaaaa!!



> > Dica:Tem pessoas que colocam uma pitada de sal no caldo antes de cozinhar que dizem não dar azia depois. Eu nunca tive azia de comer nem curau e nem pamonha.kkkkkkkkkkkkkk.




Beijos Ana Maria






Hummmmm, deu água na boca Ana, rs! Essa receita de curau, aqui no nordeste nós acrescentamos leite, leite de coco, canela em pau e cravo e fazemos canjica. Há alguns que põem leite condensado também. Quando esfria poe canela em pó por cima.



Deu vontade, rs



Beijos a todos (e pensando em por a receita do acarajé),



Clécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário