domingo, 6 de junho de 2010

BOLO DA MAMÃE


Gente, essa receita foi minha querida amiga Imaculada que enviou, enviou até uma foto linda com a Mamãe dela. Amei querida!!! Muito obrigadaa!!!


Eu acho que num blog desse não pode faltar aquela receita da mamãe. Minha mãe faz um bolo que nomeamos como “BOLO DA MAMÃE”. Sabe aquele bolo de farinha de trigo, minha mãe inventou a receita dela. Eu amo! Espero que gostem! É um bolo, não! Ele é um bolão, rende, é bolo pra receber a família inteira para um café. Ela ajustou essa receita, porque nossa família é enorrrrrrrme.


Ingredientes

04 ovos inteiros ( que na verdade eram três, mas como mãe não tem miséria, coloque logo quatro ovos inteiros, quer dizer não precisa daquela frescura de separar clara de neve, porque olha isso dá um baile em muitas mulheres)


02 copos (requeijão) de leite de coco ( compre 03 vidros de leite de coco, para sobrar a metade para a cobertura.Tem que ser três, ela não aceita que misture água ou leite, ela é terrível)


03 copos(requeijão) de farinha de trigo – ( O requeijão aqui, é só a medida do copo, não vai me colocar requeijão no bolo, porque normalmente usamos a xícara de chá, que equivale a um copo americano, mas como mãe não tem miséria tem que ser um copo maior)

02 copos(requeijão) de açúcar – ( o açúcar tanto faz como tanto fez, assim ela me disse, quer dizer pode ser o refinado ou o cristal)


01 copo(requeijão) de óleo – (aqui se você quiser pode usar o copo americano. Se usar a medida do de requeijão, deixa faltando um dedo (rsrsrsr). Não corte o dedo. Entenderam neh! Faltando um dedo pra encher o copo.


01 pitada de sal ( disse, uma pitada, um cabinho de colher das pequeninas. Minha mãe sempre nos ensinou que em tudo que for fazer de doce, precisa-se colocar uma pitadinha de sal, para não ficar sem graça.)


01 colher das de sopa de pó Royal ( ih! Olha a propaganda, mas houve um tempo em que eu achava que Royal era o fermento e não uma marca. Então, coloque o fermento em pó de sua preferência, faça um teste com ele pra ver se está bom, coloque um pouquinho na água, se espumar, pode usar, senão jogue fora, xingue bastante e corra pra comprar outro, antes que desande sua massa)


½ colher das de sopa de essência de baunilha ( Mãe, mas precisa dessa tal baunilha? – Nossa,mas ela dá um cheiro, que de longe você sente. Sendo assim, você quem sabe, se quiser um cheirinho gostoso, coloque, mas o bolo fica gostoso também sem a tal baunilha. Isso é invenção da minha mãe)


Mãos à obra, chega dessa prosa e vamos fazer acontecer – Modo de fazer
O lado bom desse bolo é que você pega tudo e joga no liquidificador, menos a farinha e o fermento. Bata tudo, depois acrescente aos poucos numa vasilha, onde a farinha e o fermento já estão esperando por aquela meleca toda, a senhora massa. Misture tudo até dissolver bem toda farinha, se quiser pode usar a batedeira, mas de leve, não vai ficar rodando aquilo meia hora)
Esse bolo, é bolo de mãe, ele fica grande, coloque numa assadeira retangular grande.


Depois de assado, dos 03 vidros de leite de côco, vai sobrar meio copo , misture nele uma lata de leite condensado e jogue por cima do bolo ainda quente. Pra finalizar, salpique coco ralado queimado. Isso mesmo, côco queimado, procura lá no supermercado que você encontra, junto com o côco ralado branquinho, tem o moreninho. É esse. (Já tentei negociar: Mãe, mas não pode ser o côco normal, tem que ser o coco queimado? Mas, ela não abre mão! Mas com o branquinho fica bom também!)


É isso gente, ele fica fofíssimo, saboroso, faz a maior fartura, é igual a multiplicação dos pães, todos comem e ainda sobra pro café da manhã.


Amei Imaculada, vc é muito querida viu?
E sua mãe é linda!
Beijinhos e obrigada mais uma vez amiga!
Carinhosamente,
Clécia

9 comentários:

  1. Olá Amigas,

    Clécia que delícia ter uma amiga Imaculada,rsrsrsr, com uma mãe que é uma benção, adorei tudo e todas , receita aprovadíssima....

    Que sua semana seja repleta de cor e sabor!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  2. Esse bolinho da mamãe parece delicioso!!
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Delíciaaaa!!! A Imaculada é mesmo incrível! Até pra passar uma receita de bolo ela consegue ser criativa!! PArabéns pelo blog meninas. BEijinhosss

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu adoro bolo! Aliás, eu até troco o almoço por um cafezinho com leite bem quentinho e bolo! O blog culinario de vcs está uma delícia meninas! Parabéns! Beijo enoooorme no ♥!

    ResponderExcluir
  5. Oi Clécia, eu quem agradeço seu carinho de sempre! Minha mãe vai me matar de estar fazendo exposição da figura dela.rsrsrs. Mas, é por uma boa causa! Quando pedi a ela que fizesse esse bolo, ela me perguntou se era pra levar em algum encontro na Igreja, fez na maior disposição, quando depois de pronto, respondi que queria só a foto do bolo para colocar num blog, ela queria me enforcar. Claro, que comi o bolo todinho, tava uma delícia, como sempre! Ela é linda mesmo, foi uma jovem linda, uma guerreira!! Se pudesse não colocaria ela num blog somente, mas a colocaria num pedestal, pois é uma santa Mulher!! só de ter criado seus 10 filhos, já merece o céu...
    beijos pra ti!
    Imaculada Cintra
    www.imaculadacintra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Clécia,a mãe é minha também, sou a décima fiha, também tenho muito orgulho da mãezona que tenho, pois esse bolo da mamãe é tudo isso e muito mais, pode fazer que todos vão querer a recita,tudo que ela faz fica divino, inclusive os filhos, beijos de Rosana a rapa do tacho. Fiquem com Deus.bjs

    ResponderExcluir
  7. Meninas, tô loucaaa pra fazer esse bolo viu? Eu sou loca por bolos e esse tá com uma cara que tá me deixndo louca, kkkk, assim que fizer conto pra vocês. Imaculada e Rosana deem um beijão na mamãe por mim tá?
    Bjs meninas!

    ResponderExcluir
  8. Oieeee!
    Acabei de fazer esse bolo. Geeeeente! Quem ainda não fez, corra fazer porque é uma delícia! Estou feliz da vida aqui me deliciando e, claro, como é bolo da mamãe, chamei minha mãe aqui p/ comer também agora. O leite condensado misturado com leite de coco esparrama no meio do bolo, hummm! Esta receita está aprovadíssima!
    Obrigada por partilhar essa gostosura, Deus abençõe!

    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Oi Clecia, realmente este bolo é divino, daqueles de comer rezando " pra não acabar, e sobrar mais um pedaço". E esta mãe maravilhosa é minha sogra. Sou muito grata a ela, por me dar seu filho, uma pessoa muito especial. Ela é como a comadre Imaculada falou, deveria ser colocada em um pendestal, por ter sido uma gerreira, e criado e educado muito bem seus 10 filhos.
    Um abraço, e fica com Deus, e parabéns pelas receitas!
    Luzia Cintra

    ResponderExcluir