quinta-feira, 20 de maio de 2010

FINALMENTE, O BOLO ...


Foi assim que tudo começou... o Anderson me mandou essa receita de bolo, depois outras que vou postar aqui exatamente como ele mandou cheio de graça, mas que enfim deu certo, pois meus bolos nunca davam certo :( a partir daí fui me esforçando e vendo que podia ser menos pior na cozinha.


03 ovos (preferência ovos brancos e grandes) de codorna é muito pequeno e de avestruz muuuito grande

02 xícara de chá de açúcar

02 colher sopa de margarina

01 xícara de chá de leite

1 1/2 xícara de chá de trigo - peneirar o trigo

1 colher sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Primeiro passo:
Separar a clara da gema - a clara é mais branquinha e a gema é a amarelinha. Bater as claras em neve. / bato na velocidade alta/ (Bater as claras na batedeira viu, não vai bater na clara com cinta e nem chinelo, muito menos pegar alguma menininha chamada Clara e bater nela, ok.)

Depois de bater as claras em neve, deixar elas separadas para o final.

Segundo passo:

Bater a margarina + açucar + gemas ate formar um creme, vc repare que enqto vai batendo a cor vai ficando clarinha, qdo ficar amarelo clarinho ta bom.

Entqo vai batendo vc coloca o leite para aquecer. Não deixe ferver senão o leite perde as vitaminas dele, qdo vc perceber que o leite aqueceu, ja ta bom. OBS.: é pra aquecer o leite e não esquecer o leite no fogo, pq ja aconteceu comigo, esqueci nem preciso dizer o que aconteceu rs....

Terceiro passo:

Com o creme pronto, vc coloca o trigo peneirado em cima dele, depois aos poucos vc vai colocando o leite e mexendo com um colher para ir misturando tudo, só depois que vc liga novamente a batedeira e deixa ela bater a massa do bolo, pode deixar uns 5 minutos para formar uma massa bem homogenea. (bato na velocidade media)

Aqui vc vai ter que reparar na massa, pq marquei 1 1/2 xic de trigo pq ta na receita, mas geralmente coloco 2 ou ate um pouquinho mais. Mas porque? é que os ovos nunca são do mesmo tamanho, entao 1 1/2 xic de trigo a massa fica meio liquida. Então vc pode colocar 1 1/2 xic de trigo depois qdo estiver batendo acrescentar outra metade.

Depois que a massa bateu, desligo a batedeira acrescento uma colher de fermento em pó, mas é uma colher cheia, não aquelas rasinhas tipo turca. Depois bate mais um pouco a massa, mas na velocidade mais baixa.

Por fim desligo a batedeira, com uma colher coloco a clara em neve, coloco metade da clara, mexo bem delicadamente e depois coloco a outra metade, ah! pode ser que no fundo a clara fique liquida, caso aconteça isso, não vá colocar aquela clara liquida. Só coloque a clara em neve, pq a clara fica parada esperando o bolo, ai pode ser que junte clara liquida no fundo de onde vc deixou a clara.

Agora querida, é assadeira untada e forno médio até colocar um palitinho e sair seco, depois é só comer rs...

Segredo da assadeira: a quantidade de massa tem que prencher 2/3 da assadeira, se ficar quase em cima, o bolo derrama, se não chegar na metade o bolo nao fica grandao.

Boa sorte !!!


A dica fica aqui, pra quem é totalmente atrapalhada na cozinha como eu era...

Obrigada Ande!!!

Bjs,

Clé

Um comentário:

  1. Bom Dia Meninas!!!

    Fazer bolo assim é uma verdadeira brincadeira, adorei...

    Dia Repleto de Felicidade para você!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir