domingo, 23 de janeiro de 2011

Bobó de Camarão



Bobó de camarão é uma das maiores delícias da região. Essa receita - que foi feita por minha irmã Gloria a pedido meu - foi adaptada da que está no site da Sococo.
Vamos lá!

01 kg de camarão (todo limpinho e sem casaca, só o filé)
01 kg de aipim (mandioca)
01 vidro de leite de coco
04 colheres de sopa de azeite de dendê
01 cebola grande picadinha
01 pimentão verde
04 tomates
02 cubos de caldo de galinha
02 cebolas em rodelas
01 dente de alho
01 folha louro
03 colheres de salsa e cebolinha batidas
sal, pimenta e limão à gosto.

Limpe e tempere os camarões com sal, pimenta e suco de limão. Reserve. Faça um refogado com azeite, a cebola ralada, os tomates picados e o pimentão, bata no liqüidificador e volte ao fogo, quando o molho estiver apurado, junte os camarões e cozinhe durante uns 5 minutos. Reserve.

Descasque a mandioca(aipim) , retire os fios, e pique em pedaços. Coloque-a numa panela com 1lt de água, o caldo de galinha, a cebola em rodelas, o alho amassado, e o louro, deixe cozinhar até que a mandioca fique bem macia. Se for preciso, acrescente mais água.
Apague o fogo, retire o louro e acrescente o leite de coco , separe uns pedaços inteiros de mandioca e bata o restante no liqüidificador, junte tudo ao refogado dos camarões, leve ao fogo novamente, adicione os cheiros verdes e deixe até levantar fervura. Sirva bem quente, acompanhado de arroz branco.
Bobó de camarão vai bem com arroz branco, do tipo agulhinha. Quem gosta também pode apimentar o prato com um molho de pimenta malagueta ou outra preferida. É um prato leve, pode repetir à vontade, rs.
Beijos,
Clécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário