terça-feira, 22 de março de 2011

Torta de limão



Essa torta é super deliciosa. No último final de semana minha irmã Gloria fez e ficou perfeita. Qualquer dia desses me arrisco pois é super fácil.
Ah quem não tiver uma forma de fundo removível poderá utilizar uma forma comum. Como já disse aqui eu gosto muito de usar os refratários de vidro.
A receita original é do site da Nestlé.

Abraços doces,
Clécia


Massa

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • meia lata de Creme de Leite
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó

Recheio

  • 1 lata de Leite Condensado
  • 6 colheres (sopa) de suco de limão
  • meia lata de Creme de Leite
  • 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão

Cobertura

  • 3 claras
  • 6 colheres (sopa) de açúcar


Massa:

Peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o Creme de Leite e o fermento. Misture-os com as pontas dos dedos, juntando a farinha até que seja toda incorporada à massa e que solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma forma de aro removível (25cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200ºC), por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio e a cobertura.

Recheio:

Misture bem o Leite Condensado com o suco de limão até que adquira consistência de creme. Incorpore o Creme de Leite e as raspas de limão.

Cobertura:

Em uma batedeira, bata as claras em neve, junte aos poucos o açúcar e continue batendo até obter um merengue bem firme. Recheie a torta com o creme de limão, cubra-a com a cobertura e volte a torta ao forno médio-alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 10 minutos, para dourar o merengue. Deixe esfriar antes de servir.

Microondas:

Não recomendamos o preparo desta receita em microondas, pois pode haver alteração de textura da massa.

Congelamento:

Caso queira, congele a torta sem a cobertura de merengue. Deixe por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe a torta por cerca de 3 horas em geladeira. Cubra com o merengue e leve ao forno baixo (150°C) por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir.

Dica:

- Prepare minitortas de limão, ideais para dias de festa: abra a massa bem fina com um rolo e coloque em forminhas individuais. Para que fique uniforme e bem fixa na forminha, coloque sobre ela pedaços de papel de alumínio sobre a massa, pressione e fure com um garfo. Na metade do tempo de forno, retire o papel de alumínio.

7 comentários:

  1. Ola meninas, adorei esse blog, e ja estou seguindo vocês, deêm uma passadinha lá no meu blog, ficarei muito feliz, beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Aaai danada! Q delícia! Amo limão e tudo que vai ele ...rs... nem sei pq não sou azeda com tanto limão q consumo! heheheheh Vou correndo comprar os ingredientes q faltam pra testar essa receita deliciosa! bjinho

    ResponderExcluir
  3. Uma tentação de torta, maravilhosa!
    bjs,
    Andréa....

    ResponderExcluir
  4. Que torta linda!
    E deliciosa também.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas

    Torta de limão é uma verdadeira delicia...amo essa torta....bjos um lindo dia prá vces

    ResponderExcluir
  6. Ta linda a linda!! De dar água na boca,
    AMOOO limão.

    ResponderExcluir
  7. Linda, Saborosa e Super Fácinha de fazer, Receita 10!!! Obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir